VISITE MEU BLOG ROMANTIC GIRLS

Olá a todos os visitantes do Misturebão. Trago a todos vocês uma novidade, neste ultimo mês venho me dedicando a montagem de um novo Blog,o Romantic Girls, apesar do nome voltado para as garotas, os meninos são muito bem vindos e como o próprio nome já diz, lá nós vamos falar um pouquinho de romance. Lá vocês vão encontrar, Poemas, Poesias,Frases,frases de Famosos, entre outras coisas. Conto com a visita de todos vocês. Obrigada desde já. Beijos a todos!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MITOLOGIA GREGA (PART.4)-DEUSES OLÍMPICOS

Os DEUSES OLÍMPICOS são os 12 deuses principais da mitologia grega, que vivem no Monte Olímpo, de onde vem seu nome. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, construído no topo do Monte Olímpo, uma montanha que ultrapassar ao céu. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamentes divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de não haver confirmação mitológica, supõe-se que os deuses olímpicos não ficavam exclusivamente no Olimpo, mais exerciam suas responsabilidades em outros locais, por exemplo, como Hades que vive no mundo dos mortos.
Por vezes, se incluem outros deuses entre os 12 olímpicos, portanto, aqui vamos chama-los de "DEUSES MENORES".

* ZEUS (JÚPITER, na Mitologia Romana)
Zeus, na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão.Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho.
Zeus era filho de Crono e Réia, o mais novo de seus irmãos. Era casado com Hera, apesar de Zeus ser conhecido por suas aventuras eróticas, que resultaram em muitos descendentes, entre deuses e heróis, como Atena (com Métis); Apolo e Artêmis (com Leto); Hermes (com Maia); Perséfone (com Deméter); Dionísio (com Semele); Perseu (com Danae); Herácles (com Alcmena), Helena, Minos e as Musas (com Mnemósine); Ares, Hebe e Hefesto(com Hera).
Zeus sempre foi considerado um deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei.
Zeus, casou-se primeiro com Métis, a deusa da prudência, quando Métis estava grávida de Atena, Gaia profetizou que este filho iria destronar seu pai Zeus, como havia acontecido com Cronos e com Urano, e que isso seria um ciclo eterno. Zeus, temendo que isto acontecesse, montou uma armadilha: fez uma brincadeira com Métis, no qual eles se metamorfoseavam, Métis não foi prudente e aceitou, Métis se metamorfoseou em uma mosca e foi engolida viva por Zeus, isso não adiantaria de nada, porque depois a cabeça de Zeus cresceria assustadoramente e Atena nasceria adulta da cabeça de Zeus, portanto a profecia de Gaia estava errada.
A segunda esposa de Zeus foi Têmis, uma Titã, deusa da justiça. As Moiras levam Têmis até Zeus para se tornar sua segunda esposa, e as Moiras profetizam que Zeus tem muito a aprender com Têmis, que é tão sábia quanto Métis.
O matrimônio com Têmis acabaria e Zeus se casaria finalmente com sua irmã Hera. Apesar de casado com Hera, Zeus tinha inúmeras amantes. Usava dos mais diferentes artifícios de sedução, como a metamorfose em qualquer objeto ou criatura viva, sendo dois dos mais famosos, o cisne de Leda e o touro de Europa. Assim sendo, teve muitos filhos ilegítimos com deusas e mortais, que se tornaram proeminentes na mitologia grega; Heracles e Helena, por exemplo. Hera, como era extremamente ciumenta, perseguia as amantes e os filhos bastardos de Zeus.

* HERA (JUNO, na Mitologia Romana)
Irmã e esposa de Zeus, deusa dos deuses, que rege o casamento; é orgulhosa, ciumenta, obstinada e rixosa. Retratado como majestosa e solene, muitas vezes coroada com ospolos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. A vaca, e mais tarde o Pavão eram animais relacionados com ela.
Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Heracles quando este era apenas um bebê. O único filho de Zeus que ela não odiava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência.
Possuia sete templos na Grécia. Mas Heracles destruiu todos eles, antes de terminar a sua vida mortal, aprisionou-a em um jarro de barro que entregou a Zeus. depois disso, ele foi aceito como deus do Olimpo. Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga.
Na guerra de Tróia, por ódio dos troianos, devido ao julgamento de Páris, ajudou os gregos.

*HEFESTO (VULCANO, na Mitologia Romana)
Filho de Hera e Zeus, era a divindade do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. Hefesto foi responsável, entre outras obras, pela égide (escudo usado por Zeus em sua batalha contra os Titãs). Construiu para si um magnifico e brilhante palácio de bronze. De suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal.
Casou-se com Afrodite, porem ela lhe foi infiel, tendo vários amantes dentre eles deuses e mortais. O seu principal rival era Ares, deus da guerra.
Hefesto foi expulso por sua mãe hera, desgostosa de que ele fosse coxo. Davam-se várias explicações míticas para esse efeito físico. Uma delas é que Hera discutia com Zeus a respeito de Heracles e Hefesto, o mesmo tomou partido a favor da mãe. Zangado, Zeus agarrou Hefesto pelo pé e o atirou Olimpo abaixo, condenando-o assim a viver sobre a Terra, onde instalou suas oficinas na ilha de Lemnos.

* ARES (MARTE, na Mitologia Romana)
Filho de Zeus e Hera. Embora muitas vezes tratado como o deus da guerra, ele é mais exatamente o deus da guerra selvagem, ou sede de sangue, ou matança personificada. Ares tinha uma quadriga desenhada com rédeas de ouro para quatro garanões imortais que respiravam fogo.Entre os deuses, era reconhecido pela armadura de latão; ele brandia uma lança na batalha.
Embora importante na poesia, Ares era raramente incluído no culto na Grécia antiga, salvo em Esparta onde ele era propiciado antes da batalha, e, embora implicado no mito de fundação de Tebas, ele apareceu em poucos mitos.
Deimos, "o terror", e Phobos "medo", eram seus companheiros na guerra, crianças nascidas de Afrodite. A irmã e companheira de assassinato de Ares era Eris, deusa ou a discórdia, ou Enyo, a deusa da guerra, derramamento de sangue e violencia.
Em um mito arcaico e obscuro relacionado na Ilíada pela deusa Dione, dois gigantes ctônicos, os Aloídas, chamados Otuse Ephialtes, lançaram Ares em cadeias e puseram-no em uma urna de bronze, onde ele permaneceu durante 13 meses, um ano lunar. E teria sido o fim de Ares e o seu apetite da guerra, se Eriboea, a madrasta dos joven gigantes, não tivesse dito a Hermes o que eles tinham feito.Ares ficou gritando e uivando na urna até que Hermes o resgatasse e Ártemis enganou os Aloídas fazendo um assassinar o outro.

* AFRODITE (Venus, na Mitologia Romana)
Era a deusa da beleza e do amor.Seu atributo era o espelho,pois ela era linda.
Afrodite nasceu quando Urano (pai dos Titãs) foi castrado por seu filho Cronos, que atirou seus testículos ao mar, que começou a ferver e a espumar, esse efeito foi a fecundação que ocorreu em Tálassa, deusa primordial do mar. Da espuma do mar ergueu-se Afrodite e o mar a carregou para Chipre.
Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, pois, tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam brigando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto ela desprezava todos. Como vingança e punição, Zeus fez ela casar-se com Hefesto, que usou toda sua perícia para cobri-la com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico de ouro, entrelaçado com filiranas mágicas. isso não foi muito sábio de sua parte, uma vez quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir aos encantos dela e por sua vez sempre acabava traindo Hefesto.
Alguns de seus filhos são: Hermafrodito (com Hermes0; Eros (que pode ser filho de Hefesto, Ares ou até mesmo de Zeus); Anteros,Fobos,Deimos e Harmonia (com Ares); Himeneu (com Apolo); Príapo (com Dionísio) e Enéias (com Anquises).Os diversos filhos de Afrodite, mostram seu domínio sobre as mais diversas formas de amor e da paixão humana.
Afrodite sempre amou a alegria e o glamour, e nunca se satisfez em ser a esposa caseira do trabalhador Hefesto. Afrodite amou e foi amada por muitos deuses e mortais.Dentre seus amantes mortais, os mais famoso foram Anquises e Adônis, que também era apaixonado por Perséfone, que aliás, era sua rival tanto pela disputa pelo amor de Adônis, tanto no que se diz respeito de beleza.

* HERMES (MERCÚRIO, na Mitologia Romana)
Era o deus mensageiro. Filho de Zeus e de Maia, nasceu na Arcádia, revelando logo extraordinária inteligência. Conseguiu livrar-se das fraldas e foi a Tessália, onde roubou parte do rebanho guardado por seu irmão Apolo, escondendo o gado em uma caverna. A seguir voltou para o berço como se nada tivesse acontecido.Quando Apolo descobriu, conduziu Hermes diante de Zeus, que obrigou a devolver os animais. Apolo, no entanto, encantou-se com o som da lira que Hermes inventara e ofereceu en troca o gado e o caduceu.
Mais tarde, Hermes inventou a siringe (flauta de Pã), em troca de que Apolo lhe concedeu o dom da adivinhação. Hermes era quem guiava as almas dos heróis ou pessoas importantes até o rio Estige, lugar que ligava o reino dos vivos com o reino dos morto.Também considerado deus da eloquencia e patrono dos esportistas, é representado como um jovem de belo rosto, nú, vestido apenas com uma tunica curta.Na cabeça tem um capacete com asas e calça sandálias aladas, traz na mão su principal simbolo, o caduceu.
Pã foi fruto dos amores de Hermes com a ninfa Dríope.Teve ainda como amantes, Acalis (filha de Minos); Herse (filha de Cécrope; Eupolêmia;Antianira (mãe de Equion); Afrodite, com quem teve Hemafrodito; a ninfa Lara; náiade de Almon; e finalmente sua irmã, a deusa Perséfone, a quem pediu em casamento para Deméter, mãe da moça, que recusou o pedido. Mas foi Hermes quem tentou resgatar Perséfone do reino dos mortos quando ela foi sequestrada por Hades.

* DIONÍSIO (BACO, na Mitologia Romana)
Deus das festas, do vinho, do lazer e do prazer.Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único filho de uma mortal. Ocorreu que Hera, que sentiu ciumes de mais uma traição de Zeus, instigou semele a pedir ao seu amante (caso ele fosse Zeus) que viesse se encontrar com ela vestido em todo seu esplendor, em outras versões lhe pediu que a mostrasse sua verdadeira forma. Semele então pediu que Zeus atendesse a um pedido seu, sem saber qual seria, em algumas versões, ela o fez fazer uma promessa pelo Estige, o voto mais sagrado que nem mesmo os deuses podem quebrar.ele concordou e quando soube do que se tratava imediatamente se arrependeu.Uma vez concedido o pedido ele teria de cumpri-lo.Ele então voltou ao Olimpo e colocou suas vestes maravilhosas, o que demonstrou sua verdadeira forma, já sabendo o que ocorreria. De fato, o corpo mortal de Semele não suportou todo aquele esplendor e ela virou cinzas. Assim, Dionisio passou parte de sua gestação na coxa de seu pai. Quando completou o tempo de gestação, Zeus o entregou a ino (sua tia) que passou a cuidar da criança com ajuda das Dríades, das horas e das ninfas.
Nas lendas romanas, Dionisio tornou-se Baco, que se transforma em leão para lutar e devorar os gigantes que escalavam o céu e depois foi considerado por Zeus como o mais poderoso dos deuses.
É geralmente representado sob a forma de um jovem imberne, risonho e festivo, com cabelos loiros e longos, tendo, em uma das mãos, um cacho de uvas ou uma taça, e na outra um dardo enfeitado de folhagens e fitas. Tem o corpo coberto com um manto de pele de leão ou de leopardo, traz na cabeça uma coroa de pâmpanos, e dirige um carro tirado por leões. É considerado também o deus protetor do teatro.

* HADES (PLUTÃO, na Mitologia Romana)
É o deus do submundo e das riquezas dos mortos. O nome Hades era usado frequentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governava, nos subterrâneos da Terra. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone filha de Deméter.
Segundo a lenda, o poder de Hades, Zeus e Poseídon era equivalente.Hades era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não pronunciá-lo. Era descrito como austero e impiedoso, insensível as preces ou sacrifícios, intimidativo e distante. Seu nome significa, em grego, o Invisível, e era geralmente representado com o elmo mágico que lhe dava essa habilidade, que ele ganhou dos ciclopes quando participou da titanomaquia contra os titãs. No fim da luta contra os titãs, vencidos os adversários, Zeus, Poseidon e Hades partilharam entre si o universo, Zeus ficou com o Céu e a Terra, Poseídon ficou com os mares e Hades tornou-se o deus do inferno e das riquezas. Como reinava sobre os mortos, Hades era ajudado por outras divindades.
Hades teve uma amante, cujo nome era Mente, que foi transformada por Perséfone em uma planta (hoje chamada de Menta). Teve também outra amante, Leuce, porem antes do rapto de sua esposa. Era também conhecido como O Hospitaleiro, pois sempre havia lugar para mais uma alma no seu reino. Ao contrário do que pensam, Hades não é o deus da morte, mas sim do pós-morte. Apenas Ares e cronos estão relacionados com a prática da morte. O deus raramente deixava seu mundo e não se envolvia em assuntos terrestres ou olímpicos.Deixou o seu reino, apenas por duas vezes; uma para poder raptar Perséfone, a quem tomou como esposa e outra para curar-se, no Olimpo de uma ferida provocada por Heracles.
Da mesma forma que Zeus, Hades tinha inúmeras aventuras amorosas, gerando uma grande quantidade de filhos, que, como os filhos de Poseídon, eram violentos e malévolos. São poucas as lendas que falam sobre os filhos de Hades. Entre eles os mais conhecidos são: Macária, irmã de Celestas deusa da destruição, e Diaras, deusa dos campos, ambas habitavam os Elíseos, aparecem na mitologia delatando à sua mãe Perséfone que a ninfa Mente teria um caso com Hades. Também se destacava Oberon, fruto do romance de Hades com a ninfa Amantéia.
Oberon era um deus muito bonito. Inspirou fortes amores em Enio a mensageira de Hades, filha de Ares. Oberon ficou conhecido como um deus sublime, o deus da escuridão. Teve confronto direto com Adônis que acabou sendo aprisionado pelo deus. Havia também Fégia, filha de Hades e Calíope que guardava a entrada para os Elíseos.

*ATENA (MINERVA, na Mitologia Romana)
É a deusa grega da sabedoria, do oficio, da inteligência e da guerra justa.Há também quem grafe o seu nome como Palas Atená. Frequentemente é associada a um escudo de guerra, à coruja da sabedoria ou à oliveira.
Zeus apaixonou-se por Métis, tendo sido ela sua primeira esposa.Contudo, foi advertido por sua avó Gaia de que Métis lhe daria um filho e que este o destronaria, assim como ele destronou Cronos e, este, Urano. Amedrontado, Zeus resolveu engolir Métis. Para tanto, utilizou-se de um fabuloso ardil.Convenceu sua esposa a participar de uma brincadeira divina, na qual cada um deveria se tranformar em um animal diferente. Métis, desta vez, não foi prudente, e se transformou numa mosca. Zeus aproveitou a oportunidade e a engoliu. Todavia, Métis já estava grávida de Atena, e continuou a gestação na cabeça de Zeus, aproveitando o tempo ocioso para tecer as roupas da sua vindoura filha. Um dia, durante uma guerra, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça, e Hefesto, o feio deus ferreiro e do fogo, lhe deu uma machadada na cabeça, de onde Atena saiu já adulta com elmo, armadura e escudo-este coberto com a pele de Amaltéia. Atena se tornou a deusa mais poderosa, ensinou aos homens praticamente todas as atividades, como caça, pesca, uso de arco-e-flecha, costurar, dançar e, como havia saído da mente de Zeus, sua marca é a inteligência.
Atena deveria ter se tornado a nova rainha do Olimpo, mas como era mulher, Zeus permaneceu no poder. Há lendas que dizem que Zeus evitava o nascimento normal de um filho com as habilidades de Atena, para não ser destronado. Atena desempenhou um papel importante no poema épico de Homero, a Ilíada e a Odisséia. Teve participação no julgamento de Páris, sendo uma das deusas rejeitadas, apoiou os gregos na Guerra de Tróia e atuou como padroeira de Odisseu durante toda a sua longa jornada.
Atena (ao que tudo indica), permaneceu virgem durante toda sua história, pois pediu aos Deuses Olímpicos para não se apaixonar, porque se ela tivesse filhos, teria de abandonar as guerras pela justiça e viver uma vida doméstica. Há quem diz que Atena se envolveu com os heróis que acompanhava, e até mesmo com seu rival Ares (o qual ela sempre derrotava). Sendo tais boatos falsos ou verdadeiros, sabe-se que ela jamais teve filhos, e seus amores guerreiros são um mistério.Outro julgamento importante em que teve participação especial foi no Areópago, quando julgou Orestes juntamente com o povo de Atenas e o absolveu dando o voto de desempate-o voto de Minerva, do seu nome romano.

* POSEÍDON (NETUNO, na Mitologia Romana)
Poseídon assumiu o estatuto de deus supremo do mar.Também é conhecido como o deus dos terremotos e dos cavalos.Os símbolos associados a ele com mais frequencia eram o tridente e o golfinho.
Como primeiro filho de Cronos e Réia era um dos principais deuses do Olimpo e, de acordo com certas tradições, é irmão mais velho de zeus. Primordialmente Zeus terá obrigado seu pai a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que este sistematicamente engolia, e entre os salvos está Poseídon, explicando assim Zeus como seu irmão mais novo.
Poseídon fora criado entre os Telquines (os demônios de Rodes). Quando atinge a maturidade, apaixona-se por Hália, uma das irmãs dos Telquines, e desse romance nascem seis filhos e uma filha, de nome Rodo daí o nome da ilha de Rodes. Em uma famosa disputa entre Poseídon e Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas, ele atirou uma lança ao chão para criar a fonte da Acrópole. Entretanto, Atena conseguiu superá-lo criando a oliveira.
Na Ilíada, Poseídon aparece-nos como o deus supremo dos mares, comandando não apenas as ondas, correntes e marés, mas também as tempestades marinhas e costeiras, provocando nascentes e desmoronamentos costeiros com o seu tridente. Embora seu poder pareça ter se estendido às nascentes e lagos, os rios, por sua vez, têm as próprias deidades, não obstante o fato de que Poseídon fosse dono da ilha de Atlântida.
Geralmente, Poseídon usava a água e os terremotos para exercer vingança, mas também podia apresentar um caráter cooperativo. Ele auxiliou bastante os gregos na Guerra de Tróia, mas levou anos se vingando de Odisseu, que havia ferido a cria de um de seus ciclopes.
considerando que as inúmeras aventuras amorosas de Poseídon foram todas frutíferas em descendentes, é de notar que, ao contrário dos descendentes de seu irmão Zeus, os filhos do deus dos mares, tal como os de seu irmão Hades, são todos maléficos e de temperamentos violentos. Alguns exemplos: de Teosa nasce o ciclope Polifemo; de Medusa nasce o gigante Criasor e o cavalo alado Pégaso; de Amimone nasce Náuplio; com Ifimedia, nascem os irmãos gigantes Oto e Efialtes (os Aloídas), que chegaram mesmo a declarar guerra aos deuses. Por sua vez, os filhos que teve com Halia cometeram tantas atrocidades que o pai teve de os enterrar para evitar-lhes maior castigo. Casou ainda com Anfitrite, de quem nasceu o filho Tritão, o deus dos abismos oceânicos, que ajudou Jasão e os seus argonautas recuperar o Velo de ouro.

* ÁRTEMIS (DIANA,na Mitologia Romana)
Deusa ligada a vida selvagem e a caça, mais tarde se associou também à luz da lua e à magia.Filha de Zeus e Leto, irmã gêmea de Apolo.
O seu mito começa logo quando nasceu. Ao ficar grávida, a sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava prestes a dar a luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos partos, estava retida com a mãe no Olimpo. Leto esperava gêmeos, e Ártemis, tendo sido a primeira a nascer, revelou os seus dotes de deusa dos nascimentos auxiliando, o monte Cinto. Deusa da caça e da serena luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus, seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material (seu irmão Apolo ganhou os mesmos presentes, só que em ouro). Todos eram obra de Hefesto, um dos muitos filhos de Zeus, que por sua vez era irmão de Ártemis e Apolo. Zeus também deu-lhe uma corte de Ninfas e fez-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos do prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora.
Outra lenda nos conta que, apesar de seu voto de castidade, tendo ela se apaixonado perdidamente pelo jovem Órion, e se dispondo a consorciá-lo, o seu enciumado irmão Apolo impediu o enlace mediante uma grande perfídia: achando-se em uma praia, em sua companhia, desafiou-a a atingir, com sua flecha, um ponto negro que indicava a tona da água, e que mal se distinguia, devido à grande distância. Ártemis, toda vaidosa, prontamente retesou o arco e atingiu o alvo, que logo desapareceu no abismo do mar, fazendo-se substituir por espumas ensanguentadas. Era Órion que ali nadava, fugindo de um imenso escorpião criado por Apolo para persegui-lo. Ao saber do desastre, Ártemis, cheia de desespero, conseguiu, do pai, que a vítima e o escorpião fossem transformados em constelação. Quando a de Órion se põe, a de escorpião nasce, sempre o perseguindo, mas sem nunca alcançar.

*APOLO (APOLLO, na Mitologia Romana)
Filho de Zeus e de Leto, irmão gêmeo de Ártemis, era um dos mais importantes deuses do Olimpo.Apolo foi identificado como o deus da luz do sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da musica, da poesia e das artes.
Sendo o patrono do Oráculo de Delfos, era o deus dos adivinhos e profetas. Sua ligação com a Medicina se fazia pelo seu poder de atrair pragas e a morte súbita, e também através de seu filho Asclépios. Recebendo de Hermes a lira, firmou sua posição como o deus da Música, e era homenageado com uma forma especial de hino, o peã. Finalmente, Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta, sendo os rapazes que o acompanhavam "alunos" do deus na prática da pederastia. Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nú, para simbolizar a pureza e a perfeição.
Apolo nasceu de um dos amores adulterinos de Zeus. Quando Hera descobriu a gravidez da rival Leto, proibiu-lhe que desse a luz em terra firme, fosse no continente fosse em qualquer ilha, e colocou em seu encalço a serpente Píton. Perambulando sem destino, Leto acabou por chegar em Delos, uma ilha flutuante criada por Poseídon, compadecido dos seus sofrimentos, e ali deu à luz aos gêmeos Apolo e Ártemis.Depois do nascimento, Zeus fixou a ilha no fundo do mar, e mais tarde ela foi consagrada a Apolo.
Seu primeiro amor foi a ninfa Corônis, que lhe deu como filho Asclépio. Tornando-se este um mestre na arte de curar tão poderoso que podia ressuscitar os mortos, ameaçava com isso o poder soberano de Zeus, ultrajava Temis e roubava súditos a Hades, pelo que foi morto pelo raio de Zeus. Para vingar-se, como não podia voltar-se contra seu pai, Apolo matou os Cíclopes, que haviam forjado os raios, e por isso foi castigado. Deveria ter sido desterrado para o Tártaro, mas graças à interferência de sua mãe o castigo foi comutado em um ano de trabalhos forçados como um mortal para o rei Admeto. Sendo bem tratado pelo rei durante sua expiação, Apolo ajudou-o a obter Alceste e a ter uma vida mais longa que a que o destino lhe reservara.
Durante a Guerra de Tróia, Apolo participou ao lado dos troianos, e disseminou a peste entre os gragos em resposta a um insulto de Agamenon a Crises, um de seus sacerdotes cuja filha Criseida havia sido sequestrada.Apolo exigiu sua libertação, provocando a ira de Aquiles. Protegeu Enéias quando este foi ferido por Diomedes e ajudou Páris a matar Aquiles, que havia morto Troilo, filho do deus com Hécuba. Além de Asclépio, já citado, com Cirene teve Aristeu; com Hécuba foi pai de Troilo; com Arsínoe teve Eriopis; e amando Creusa gerou Ion. De Calíope gerou Lino e Orfeu; de Dríode gerou Anfiso; de Etusa, Eleutério; de Quíon, Filamon; e de Manto, Mopso.De mães desconhecidas teve Cicno, Cíniras e Femónoe.




terça-feira, 15 de setembro de 2009

POEMA

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor.
Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo,chame a atenção deles.
Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei.
Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !'
Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus.
Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas ? Sim?
Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ?
Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !

(VINICIUS DE MORAES)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MITOLOGIA GREGA (PART.3)-DEUSES PRIMORDIAIS

Os Deuses Primordiais, eram as divindades que nasceram em primeiro lugar, que surgiram no momento da criação, e cujas formas constituem a estrutur básica do universo.O primeiro deles surgiu do nada, e os outros nasceram dele.

*CAOS: Caos é, a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos deuses. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a idéia de "caos" sofreu com o passar da épocas.
Os filhos de Caos nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares.Nyx e Érebos nasceram a partir de "pedaços" de Caos. E do mesmo modo, os filhos de Nyx nasceram de "pedaços" seus; como afirma Hesíodo: sem a união sexual. Portanto a família de Caos se origina de forma assexuada.
Caos é então uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio da cisão do elementos. Caos parece ser um deus andrógino, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias.

* ÉREBO: Segundo a Teogonia, Érebo ou Erebus era a personificação da escuridão; precisamente o criador das Trevas. Tinha seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como “Vácuo” logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nyx, a personificação da noite. Sendo um dos filhos de Caos, Érebo juntamente de sua irmã gêmea Nyx nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares; a partir de "pedaços" de Caos, Erebo e Nix passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após de Caos.Érebos desposou Nix, gerando mais duas divindades “primórdias”; o Éther (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia).
Érebo foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus, conta-se que os Titãs pediram socorro a Érebo e pessoalmente o primórdio havia descido até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Erebus nas profundezas do rio Aqueronte a fronteira dos dois mundos.

* EURÍBIA: Segundo a mitologia grega, Euríbia era uma uma divindade marinha primordial.
Era filha de Pontos"o Mar (Mediterrâneo)" e Gaia "a Terra", e tinha como irmãos Nereu, Fórcis, Taumas, Halia e Ceto.Euríbia casou-se com o titã Crios e engendrou poderosas forças da natureza: Astreu (possivelmente Éolos, o deus dos ventos ), Pallas(a Belicosidade) e Perses (a Destruição).

* GAIA: Gaia, Géia ou era a deusa da Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. SegundoHesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.
Tal como Caos, Gaia parece possuir uma natureza forte, pois gera sozinha, Urano, Pontos e as Montanhas. Hesíodo sugere que ela tenha gerado Urano com o desejo de se unir a alguém semelhante a si mesma em natureza. Isso porque Gaia personifica a base onde se sustentam todas as coisas, e Urano é então o abrigo dos deuses "bem-aventurados".
Com Urano, Gaia gerou os 12 Titãs, após, os Ciclopes e os Hecatônquiros (Gigantes de Cem Mãos). Sendo Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e os encerrou novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir, chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de Cronos e os escondeu, para que, quando viesse Urano, durante a noite não percebesse sua presença. Ao descer, Urano, para se unir mais uma vez com a esposa, foi surpreendido por Cronos, que atacou-o e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue deUrano derramado sobre Gaia, nasceram os Gigantes, as Eríneas e as Melíades.
Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos. Mas vendo o quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com o ato de tirania e intolerância do filho, tramou uma nova vingança.
Quando Cronos se casou com Réia e passou a reger todo o universo, Urano lhe anunciou que um de seus filhos o destronaria. Ele então passou a devorar cada recém nascido por conselhos do pai. Mas Gaia ajudou Réia a salvar o filho que viria a ser Zeus. Réia então, em vez de entregar seu filho para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, e escondeu seu filho em uma caverna.Já adulto, Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs com a ajuda de Gaia. E durante cem anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três Ciclopes e os três Hecatônquiros.
Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e se tornou o novo soberano do Universo. Todavia, Zeus realizou um acordo com os Hecatônquiros para que estes vigiassem os Titãs no fundo do Tártaro. Gaia pela terceira vez se revoltou e lançou mão de todas as suas armas para destronar Zeus.
Num primeiro momento, ela pariu os incontáveis Andróginos, seres com quatro pernas e quatro braços que se ligavam por meio da coluna terminado em duas cabeças, além de possuir os órgãos genitais femininos e masculinos. Os Andróginos surgiam do chão em todos os quadrantes e escalavam o Olimpo com a inteção de destruir Zeus, mas, por conselhos de Têmis, ele e os demais deuses deveriam acertar os Andróginos na coluna, de modo a dividi-los exatamente ao meio. Assim feito, Zeus venceu.Em uma outra oportunidade, Gaia produziu uma planta que ao ser comida poderia dar imortalidade aos Gigantes; todavia a planta necessitava de luz para crescer. Mas ao saber disto Zeus ordenou que Hélios, Selene, Éos e as Estrelas não subissem ao céu, e escondido nos véus de Nix, ele encontrou a planta e a destruiu. Mesmo assim Gaia incitou os Gigantes a colocarem as montanhas umas sobre as outras na intenção de subir o céu e invadir o Olimpo. Mas Zeus e os outros deuses venceram novamente.
Enfim, Gaia cedeu e acordou com Zeus que jamais voltaria a tramar contra seu governo. Dessa forma, ela foi recebida como uma deusa Olímpica.

* HEMERA: Na mitologia grega, Hemera – filha de Nix (a noite) com Erebo (deus da escuridão) – era personificação do dia. Teve um romance com seu irmão Éter e com ele teve uma filha, Tálassa. Unida a este, também gerou seres não antropomorfizados: Tristeza, Cólera, Mentira, etc. A lista de Higino lhe atribue como filhos: Oceanus,Témis, Briareu, Giges, Estérope, Atlas, Hipérios, Saturno (Pierre Grimal coloca a versão latina ao invés de Cronos), Moneta, Dione e as três Fúrias. Hemera personificava a luz do dia e o ciclo da manhã. Nasceu junto de Ether e das Hespérides. Era personificação do dia como divindade feminina. Algumas tradições colocam Éter e Hemera como pais de Urano e de Gaia — logo como a semente de quase todos os deuses gregos. Mais tarde, passou a compor o séquito de Hélios ao lado das Hespérides. Era também guardiã das fronteiras, entre o mundo onde chegava a luz e o mundo das sombras.
Hemera habita junto com sua mãe além do Oceano, no extremo do Ocidente. Lá, um grande muro separa as portas do Inferno do Mundo visível. Atrás do muro há o grande palácio onde ambas residem, mas nunca as duas estão juntas. Quando Hemera sai, sua mãe espera até a hora de lançar a noite sobre o mundo. Quando Hemera retorna cruza por sobre o muro e cumprimenta sua mãe que saia para correr pelo Mundo.
Segunda outras tradições, Hemera junto de Éter concebeu Urano e Gaia. Segundo a mitologia, momentos antes de Hemera conceber Urano e Gaia, ouviam-se grandes estrondos por todo Universo, como se o céu estivesse sendo influenciado pela deusa (é citado que isso se deve ao fato de Hemera ter uma forte ligação com Éter).

* NYX: A deusa grega Nyx era a personificação da noite. Uma das melhores fontes de informação sobre aquela deusa provém da teogonia de Hesíodo. Muitas referências são feitas a Nyx naquele poema que descreve o nascimento dos deuses e deusas gregos. A explicação é simples. A Noite desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência.Nyx deu origem a um número de crias. Algumas dessas crianças da Noite eram Éris (a Discórdia ou Altercação), as moiras (Cloto, Lachesis e Atropos), Nêmesis, a ética, as queres, a miséria,os sonhos e os irmão gêmeos Hypnos (Deus do sono) e Thanatos (Deus da morte). Conquanto esses seres nasceram de deusas isoladas, sem um pai, Nyx também teve filhos do deus Erebus. Dele, a divindade deu à luz Éter, o ar e Hemera, o Dia.
Nyx é uma deusa primordial, nascida do Caos, sendo segunda mais velha filha deste. Nyx foi a segunda criatura a emergir do vazio. Isso significa que Nyx era irmã de algumas das mais antigas deidades do mito grego, incluindo Erebo (a Escuridão), Gaia (a mãe Terra) e Tártaro (Trevas abismais) e Eros (o amor da criação). Dessas forças primordiais sobreveio o resto dos deuses e deusas gregas.Nyx foi responsável por dar origem a muitos filhos divinos. Personificava a noite como divindade feminina. Uma das melhores fontes sobre esta deusa provém da Teogonia de Hesíodo. Muitas referências são feitas a Nyx nesse poema que descreve o nascimento dos deuses e deusas gregos. E explicação é simples. Nyx desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência. Na tradição Órfica, todo universo e demais Deuses primais nasceram do Ovo Cósmico de Nyx.
Nyx, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos. assistindo assim ao universo sem ser notada. Foi Nyx que colocou Helios entre seus filhos (Hemera, Eter e Hespérides); quando os outros Titãs tentaram assassinar Helios. Zeus tem um enorme respeito e temível pavor da Deusa da Noite, Nix. Os filhos de Nyx são a Hierarquia em poder para os Deuses, sua maioria são divindades que habita o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis e que nenhum outro Deus poderia conter. Em uma versão, as Erínias seriam filhas de Nyx (Ésquilo), Nyx era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas, e também se acreditava que Nix tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de Deuses.
Desposou Érebo, seu irmão, de quem teve o Éter (luz celestial) e Hemera (Dia). Mas sozinha, sem se unir a nenhuma outra divindade, procriara o inevitável e inflexível Moros (as Sortes), Kera (destina o tipo de morte o destino do homem em seus momentos finais), a Tânatos (Morte), Hypnos (o Sono), Oniro (a legião dos Sonhos), Momo (escarnio), Oizos (miséria), as Hespérides (Tarde), guardadoras dos pomos de ouro, as desapiedadas Moiras (Deusas do destino), a divina Nêmesis (Deusa da retribuição), Apate (engano,fraude), Filotes (amizade) , Geras (velhice) Éris (Discórdia) Limos (a fome), Ftono (inveja), Ênio (Belona, deusa da carnificina) Lissa (a loucura) e Caronte o barqueiro do rio Aqueronte do mundo dos mortos (que transporta as almas dos mortos entre o mundo dos vivos para o mundo dos mortos - o Rio Aqueronte na verdade era o Deus Erebo que foi precipitado em rio sinistro de Hades como forma de castigo por Erebo ter apoiado os Titãs contra os Olimpos, Nix o castigou) a fronteira dos dois mundos; em resumo, tudo quanto havia de doloroso na vida passava por ser obra de Nix, a maior parte dos outros descendentes de Nix nada mais são que conceitos e abstrações personificados; sua importância nos mitos é muito variável.

* ÓREAS: Na mitologia grega, Óreas é um deus primordial, que personifica as montanhas, filho de Gaia, a deusa da Terra. Óreas tal qual seus irmãos Urano e Pontos, foi gerado espontâneamente. Óreas foi derrotado por Éter na antiga era primordial.

* TÁRTARO: Assim como Gaia era a personificação da Terra e Urano a personificação do Céu, Tártaro era a personificação do Inferno. Nele estavam as cavernas e grutas mais profundas e os cantos mais terríveis do reino de Hades, o mundo dos mortos, para onde todos os inimigos do Olimpo eram enviados e onde eram castigados por seus crimes. Lá os Titãs foram aprisionados por Zeus (Júpiter), Hades (Plutão) e Poseidon (Neptuno) após a Titanomaquia.
Na Ilíada, de Homero, representa-se este mitológico Tártaro como prisão subterrânea 'tão abaixo do Hades quanto a terra é do céu'. Segundo a mitologia, nele eram aprisionados somente os deuses inferiores, Cronos e outros espíritos titãs (criaturas sobre-humanas), enquanto que os seres humanos, eram lançados no submundo, chamado de Inferno. O Tártaro é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a partir do Caos. Suas relações com Gaia geraram as mais terríveis bestas da mitologia grega, entre elas o poderoso Tifão.

* EURÍNOME: Eurínome foi a princípio o protótipo da Deusa Criadora grega e a mais importante divindade dos pelasgos, o povo que ocupou a região da Grécia em tempos pré-históricos antes da invasão jônica e dórica. Seu nome quer dizer algo como "aquela que governa de longe", e seu culto se espalhou por todo o Mediterrâneo, servindo de base para a maioria das Religiões da área. Ela está associada ao mar e dentre os títulos atribuídos a ela, alguns são a Grande Deusa, Mãe Primordial, a Criadora do Universo, a Governante, Deusa do Universo, Deusa de Tudo, e Aquela Que Se Move Na Eternidade.
Eurínome tinha um templo em Arcádia de difícil acesso que era aberto apenas uma vez por ano. Se peregrinos penetrassem no santuário, iriam encontrar a imagem da Deusa como uma mulher com um rabo de cobra, presa com correntes de ouro. Nesta forma, Eurínome do Mar era considerada a mãe de todos os prazeres.
A lenda de Eurínome retrata bem a humanidade no período Paleolítico, quando o ato sexual ainda não era associado à gravidez e as culturas humanas não tinham conhecimento sobre o papel reprodutor do homem. As mulheres criam que geravam os bebês por si próprias, e ser picada por alguns insetos, comer determinado alimento ou se expor ao vento norte ou ao orvalho eram associações à gravidez. Em seu mito, Eurínome é o reflexo dessa crença, pois a partir do vento criou tudo o que existe no planeta, o que prova que é uma Deusa extremamente antiga. Por ser a Deusa do Universo, é dito que dificilmente Eurínome concede um pedido específico, porém quando o faz, suas bençãos são eternas e acompanham a venturosa pessoa por todas as encarnações. Sua lenda é um dos mais antigos mito da Criação existente desde que o homem inventou a escrita. Eurínome é a Mãe Primordial dos Deuses e a Criadora do Universo, que governou o Olimpo antes da chegada do patriarcado e do reinado dos Deuses masculinos.

* EROS: Eros (Cupido, no panteão romano) era o deus grego do amor. Hesíodo, na sua Teogonia, considera-o filho de Caos, portanto um deus primordial. Além de o descrever como sendo muito belo e irresistível, levando a ignorar o bom senso, atribui-lhe também um papel unificador e coordenador dos elementos, contribuindo para a passagem do caos ao cosmos. Posteriormente foi considerado como um deus olímpico, filho de Afrodite e de Zeus, Hermes ou Ares, conforme as versões. Tendo, certa vez, Afrodite desabafado com Métis, queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a deusa da prudência lhe explicou que era porque Eros era muito solitário. Haveria de crescer se tivesse um irmão.Anteros nasceu pouco depois e, Eros começou a crescer e tornar-se robusto.
Eros casou-se com Psiquê, com a condição de que ela nunca pudesse ver o seu rosto, pois isso significaria perdê-lo. Mas Psiquê, induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de Eros à noite sob a luz de uma vela. Encantada com tamanha beleza do deus, se distrai e deixa cair uma gota de cera sobre o peito de seu marido, que acorda. Irritado com a traição de Psiquê, Eros a abandona. Esta, ficando perturbada, passa a vagar pelo mundo até se entregar à morte. Eros, que também sofria pela separação, implora para que Zeus tenha compaixão deles. Zeus o atende e Eros resgata sua esposa e passam a viver no Olimpo.
Com Psiquê teve trigêmeos: Eros II, Volúptas e Volúptia.