- Uma vez mais, nos encontramos para comemorar o dia que chamamos de 11/9. Retornamos a esse local sagrado para unir nossos corações, e os nomes daqueles que amamos e que perdemos. Nenhuma outra tragédia pública feriu nossa cidade tão profundamente. Nenhum outro lugar está tão repleto de nossa compaixão, amor e solidariedade - disse Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, no começo da solenidade.
Em seguida, foi dado início à leitura dos nomes das vítimas. Durante mais de três horas, 212 pessoas lembraram os mortos do ataque terrorista, e interromperam a solenidade apenas às 9h59m e 10h29m (horário local), para lembrar os momentos em que as torres ruíram.
Michelle Obama (primeira-dama),foi para Shanksville , área rural da Pensilvânia,onde outro avião foi tomado por terroristas.
E no Pentágono, em Washington, que também foi alvo dos ataques,o Presidente Barack Obama,deixou claro que o país não está em guerra contra o Islamismo, em alusão a ameaça do Pastor Terry Jones, que pretendia queimar o Alcorão, livro sagrado do Islã. Barack disse ainda,que os terroristas que participaram dos ataques,desvirtuaram a religião.
- Hoje declaramos mais uma vez que nunca lhes outorgaremos essa vitória, pois a nossa causa é justa, nosso espírito é firme e nossa determinação é inquebrantável - disse Obama. - Não vamos nos entregar ao ódio deles. Como americanos, nunca vamos estar em guerra contra o Islamismo.
World Trade Center foi um complexo de sete prédios edificado em Lower Manhattan, Nova Iorque que foi destruído em 2001 nos ataques de 11 de Setembro. Atualmente se encontra em reconstrução no mesmo terreno, com seis novos arranha-céus e um memorial.
Em um dia típico 50,000 pessoas trabalhavam nas torres, com outras 200,000 passando como visitantes. O complexo foi tão grande que ele tinha o seu próprio código postal, 10048. As torres ofereciam uma vista espetacular do deck de observação (localizado no topo da Torre Sul) e o restaurante Windows on the World (localizado no topo da Torre Norte). As torres gêmeas ficaram conhecidas em todo o mundo, aparecendo em filmes, programas de TV, postais, merchandising, revistas e muito mais, e se tornou um ícone de Nova Iorque, como o Edifício Empire State, ou a Estátua da Liberdade.
Na manhã de 11 de Setembro de 2001, terroristas ligados ao grupo al-Qaeda jogaram dois Boeing 767 dentro do complexo, num ataque suicida coordenado. 57 minutos após o impacto, a Torre Sul entrou em colapso e ruiu, seguida 29 minutos depois pela Torre Norte, resultando em 2,750 mortes no World Trade Center.O 7 World Trade Center ruiu perto das 17:00 do mesmo dia e os outros edifícios do complexo foram demolidos por estarem muito danificados. O processo de limpeza e recuperação do terreno do World Trade Center durou oito meses. O primeiro edifício do novo complexo foi o 7 World Trade Center, aberto em Maio de 2006. A Lower Manhattan Development Corporation (LMDC), criada em Novembro de 2001 para supervisionar o processo de reconstrução, organizou competições para escolher o melhor projeto. O projeto de Daniel Libeskind, chamado Memory Foundations foi o escolhido, que incluía a torre de 417 metros, a Freedom Tower, três edifícios de escritórios ao longo da Rua Church e um memorial projetado por Michael Arad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário