*ELEIÇÕES: DILMA E SERRA TEM DEBATE MAIS DURO DE TODA A CAMPANHA POLÍTICA
Na noite de ontem em debate da Band os candidatos à presidência Dilma Rousseff e José Serra travaram o debate mais duro das eleições deste ano. A transmissão foi marcada por troca de acusações e virou embate não apenas porque foi o primeiro confronto que contou apenas com os dois desde que o período eleitoral começou, mas também porque Dilma deixou a postura defensiva em que foi colocada nos últimos dias por causa da polêmica envolvendo o aborto e adotou uma postura combativa, atacando durante todo o tempo o adversário, que reagiu. Os principais temas discutidos foram aborto, religião, privatizações e o caso Erenice Guerra.
Terça-feira,12 de Outubro de 2010
*COMEÇA RESGATE DE MINEIROS SOTERRADOS NO CHILE
O presidente chileno, Sebastián Piñera, disse nesta terça-feira que a missão de resgate dos 33 mineiros soterrados desde 5 de agosto na mina San José, em Copiapó, reserva momentos de emoção. "Esta noite o Chile viverá lágrimas de alegria", afirmou o chefe de Estado durante discurso que marcou o início oficial da operação de resgate, previsto para começar suas atividades até as 20h (horário de Brasília),mas por conta dos testes com a cápsula e por ela ter sido danificada quando realizou a primeira descida e acabou atrasando a operação de resgate. Após realizar uma primeira descida pelo duto, a cápsula vazia emergiu com alguns amassos e foi possível ver operários batendo em sua porta com martelo.
O desmoronamento da Mina San José, em Copiapó,ocorreu em 5 de Agosto e deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.
A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los.
A cápsula Fênix, que será usada para içar os mineiros, tem 53 cm de diâmetro. Todo trajeto de subida durará cerca de 15 minutos, apesar de a operação de saída levar cerca de uma hora para cada mineiro. Durante todo o percurso de subida, eles terão suas condições de saúde monitoradas, usarão tubos de oxigênio e se comunicarão com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.
Quarta-feira, 13 de Outubro de 2010
*RESGATADO PRIMEIRO MINEIRO
Florencio Ávalos, 31 anos, foi o primeiro homem retirado das profundezas da mina San José, em Copiapó, no norte do Chile. Após colocar roupa e equipamento especial que monitorava seus sinais vitais, o mineiro iniciou, às 23h55, a subida à superfície. O resgate foi concluído às 0h10 desta quinta-feira, após 15 minutos de operação. Ele saiu da cápsula sob aplausos e gritos, abraçou seu filho de 7 anos e sua mulher, Mônica, cumprimentou o presidente Sebastián Piñera e funcionários do governo.
Na sequência serão resgatados Mario Sepúlveda, Juan Illanes Palma e o boliviano Carlos Mamani. Ávalos, casado e com dois filhos, é o capataz da mina e segundo em hierarquia depois do chefe de turno, Luis Urzúa. Não gosta de aparecer e trabalhou gravando a maioria dos vídeos difundidos do interior da mina. Estão presos com Florencio seu irmão Renán e o cunhado Osman Araya.
Sua habilidade em lidar com situações críticas, juventude, assim como experiência na mina, (trabalha no setor há 8 anos) fez com que ele fosse escolhido para a ser o primeiro a subir por meio da cápsula.
Avalos saiu caminhando da cápsula que o levou à superfície. As luzes não foram apagadas, como foi previsto, mas Florencio usava óculos escuros para proteger os olhos da alta luminosidade após meses em um ambiente com pouca luz. Foi colocado em uma maca e levado ao hospital de campanha montado no local.
Segundo o presidente chileno, Sebastián Piñera,as operações de resgate podem durar entre 24 e 48 horas.
Quinta-feira,14 de Outubro de 2010
*RESGATE DOS MINEIROS NO CHILE CHEGA AO FIM
Pouco mais de 22 horas após o primeiro resgate, a operação de retirada dos 33 trabalhadores que ficaram mais de dois meses presos em uma mina no norte do Chile chegou ao fim, de maneira bem sucedida, na noite desta quarta-feira. O líder do grupo, Luis Urzúa, chegou à superfície às 21h55 no horário do Chile (o mesmo de Brasília).
Conhecido como Don Lucho pelos mineiros, ele tem 54 anos e era o chefe do turno no momento do acidente. Ele é topógrafo e estava fazendo mapas da área da mina onde eles ficaram presos. Durante a madrugada, a cápsula trará à superfície os cinco resgatistas que desceram à mina para auxiliar nas operações.
A rapidez com que os resgates foram feitos surpreendeu até mesmo as autoridades chilenas, que até a terça-feira chegaram a anunciar que a operação poderia durar até 48 horas. Segundo autoridades, o processo foi agilizado porque não houve as complicações previstas com a fibra ótica que faz a comunicação com o interior da mina e porque cada ciclo - de descida da cápsula e subida com os mineiros - levou 45 minutos, em vez da uma hora planejada anteriormente.
Segundo o ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, todos os trabalhadores resgatados estão se recuperando bem. Eles estão sendo levados de helicóptero ao hospital de Copiapó, onde devem ser monitorados por 48 horas.
Em coletiva ao lado do presidente boliviano, Evo Morales, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que a operação demonstra "o compromisso de um povo inteiro", já que "a maioria dos chilenos manteve vivo o sonho" de que a operação fosse bem-sucedida. Pouco depois do 14º resgate, Piñera recebeu um telefonema do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem disse ter vivido "uma noite mágica". Em seguida, ligaram Cristina Kirchner, da Argentina, Hugo Chávez, da Venezuela, e David Cameron, primeiro-ministro da Grã-Bretanha.
Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010
*MENORES FOGEM DE CARRO PARA TENTAR RESGATAR CAVALO QUE ESTAVA NA BAHIA
Um adolescente de 14 anos e uma criança de 11 fugiram de casa,em Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais, segundo a Polícia Rodoviária Federal. De acordo com a polícia de Rio Casca, cidade onde eles foram encontrados, os menores dirigiram cerca de 130 quilômentros até que o combustível do carro acabou. O veículo, segundo a polícia, seria do padrasto do adolescente. Eles pegaram o carro sem a autorização do dono.
De acordo com a polícia, os menores saíram de casa para buscar o cavalo do avô de um deles, que fugiu. Uma pessoa disse à eles que tinha visto o animal na Bahia. Os dois seguiram pela BR-381 até a BR-262. O adolescente, segundo a PRF, disse que sabia a direção para o outro estado.
Os policiais de Rio Casca receberam a informação da Polícia Rodoviária Federal de João Monlevade de que os menores seguiam na direção da cidade. O veículo e os menores foram encontrados e encaminhados ao Conselho Tutelar de Rio Casca.
A família deles foi notificada e eles foram levados para o Conselho Tutelar de Barão de Cocais.
Sábado, 16 de Outubro de 2010
*12 CRIANÇAS CONTAMINADAS POR MERCÚRIO ESTÃO EM ESTADO CRÍTICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário